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Eis a questão!

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Os hidratos de carbono são a principal fonte de energia do nosso organismo!

Por este motivo a resposta é: NÃO, não devemos eliminar nem reduzir o consumo de hidratos de carbono! E pergunta-nos: “Mesmo que o meu objetivo seja emagracer?!” Sim, não deve diminuir nem elimina-los da sua alimentação!
O que é, realmente, importante é sabermos distinguir entre os hidratos de carbono simples e complexos.

Hidratos de carbono simples:
Também conhecidos como açúcares simples, devem ser ingeridos com moderação! São constituídos por um ou dois açúcares simples, são absorvidos mais rapidamente pelo nosso organismo e existem essencialmente na fruta (frutose), no leite (lactose), no açúcar branco refinado (sacarose).
Na verdade os hidratos de carbono só contribuem para o excesso de peso se forem ingeridos em quantidade excessiva ou quando são consumidos na forma de absorção rápida (açúcar, mel, fruta), o que leva a uma produção exagerada de insulina, sobretudo em pessoas que têm um maior volume na zona abdominal.

Hidratos de Carbono complexos
O mais comum é o amido que existe essencialmente nos cereais e seus derivados (arroz e massa, farinha, pão), nas leguminosas secas (feijão, grão de bico, ervilhas, etc.), tubérculos (batata, inhame, etc.), frutos e hortícolas, devem ser priveligiados na nossa alimentação!
De acordo com a Associação Portuguesa de Nutrição, “numa alimentação equilibrada, 55 a 75% da energia total da dieta deve ser fornecida pelos hidratos de carbono complexos, e os hidratos de carbono simples devem fornecer apenas uma quantidade inferior a 10 % do aporte total de hidratos de carbono totais”.
O Segredo: O consumo de hidratos de carbono deve começar logo pela manhã ao pequeno-almoço podendo serem utilizados os dois tipos de hidratos visto que o organismo esteve várias horas sem receber energia.
Ao longo do dia, deve distribuir os alimentos pelas refeições, sendo que à noite a produção de energia não é prioritária e corremos o risco de armazena-los no organismo. O que é muito mau para quem quer emagrecer!
Uma dica muito importante: deve privilegiar-se o consumo de hidratos antes da prática de atividade física para que os hidratos complexos predominem sobre os simples!

Fontes:

https://nit.pt/fit/alimentacao-saudavel/aprenda-isto-de-uma-vez-cortar-nos-hidratos-de-carbono-nao-emagrece

http://www.apn.org.pt/ver.php?cod=0E0C0B0A

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